segunda-feira, 7 de junho de 2010

O plástico é o maior poluidor sólido dos mares! Plástico quanto menos, melhor!

Quem já viu uma foto de algum animal sufocado por um saco plástico largado indevidamente na natureza jamais consegue esquecê-la. Infelizmente, imagens assim há muito tempo deixaram de ser raras. O plástico, que leva mais de 100 anos para se decompor na natureza, hoje responde por 70% da poluição dos oceanos por resíduos sólidos. Se não diminuirmos a quantidade de plástico que consumimos e, sobretudo, a forma como o descartamos, estes números só tendem a crescer. Hoje, um terço do lixo doméstico e um quinto do lixo nacional são formados por embalagens produzidas a partir dos mais diversos materiais. Uma vez que os produtos, em geral, são superembalados, 80% das embalagens são descartadas após um único uso. Do total de plástico descartado no Brasil, 17,4% conseguem ser reciclados. Mas muito do que é feito se deve às cooperativas de catadores que, por falta de outras oportunidades de trabalho no país, proliferam e ajudam a levar o plástico para a reciclagem já que não há políticas públicas de incentivo à reciclagem no Brasil. Uma medida que poderia ajudar muito no correto descarte do plástico seria a existência de mais pontos de coleta de plástico nas grandes cidades.

É hora de repensar atitudes No Brasil, 25 mil toneladas de embalagens vão parar, por dia, nos lixões e aterros sanitários. Quando a embalagem é feita com plásticos, além de ficar na natureza por mais de um século, ela interfere na degradação de “outros lixos” que estejam por perto, impedindo o contato dessas substâncias com o solo ou com a água fator que aceleraria a decomposição. Quando ingeridos por animais, os materiais plásticos podem levar à morte por asfixia ou por problemas de digestão. Além disso, as embalagens plásticas ainda.

Oxibiodegradável na berlinda

Hoje é cada vez mais comum nos depararmos com sacolas plásticas (e outros produtos) feitas de material oxibiodegradável. os plásticos oxibiodegradáveis são produzidos com plásticos convencionais (polietileno, polipropileno e poliestireno), aos quais se adiciona uma substância que aumenta a velocidade de oxidação do plástico. esta substância quebra as moléculas do plástico e assim o produto feito com o material modificado aparentemente se desintegra mais rápido. o problema é que ainda não se sabe ao certo quais são os possíveis resíduos gerados pelos plásticos oxibiodegradáveis. Se eles contiverem metais pesados como o chumbo ou o mercúrio, presentes nas tintas, contaminam também o solo.

podem causar problemas à rede elétrica das cidades, quando se prendem em fios de alta tensão.

Muitas  embalagens trazem o símbolo  do tipo de plástico que as compõem.  isso  ajuda na separação dos materiais  para reciclagem

Muitas embalagens trazem o símbolo do tipo de plástico que as compõem. isso ajuda na separação dos materiais para reciclagem

Portanto, antes de comprar um produto superembalado, pense se você realmente precisa dele. E, antes de descartar uma embalagem plástica, pense se você não teria como reaproveitá-la de outra maneira. Separe o plástico para reciclagem Os plásticos podem ser reciclados para dar vida a diversos outros produtos. O material das garrafas pet, por exemplo, após reciclagem, pode ser usado em fibras para a indústria têxtil, em pelúcias e em carpetes.

Já o plástico das garrafas de detergente, após reciclagem, se transforma em tubulações para água e gás e em estantes plásticas. Para ajudar na reciclagem, separe os plásticos do seu lixo orgânico e encaminhe para a cooperativa mais próxima. Veja se há uma cooperativa na sua região no site www.cempre.org.br.

Faça a sua parte

• Reduza o consumo desnecessário de plástico evitando produtos com muitas embalagens e prefira os que possam ser comprados em refil.
• Prefira produtos cujas embalagens possam ser recicladas ou reutilizadas e que tenham poucas cores. Quanto mais cores e tinta, pior para a natureza.
• Não utilize produtos descartáveis como copos de plástico, câmera fotográfica ou aparelho de barbear. Prefira os similares feitos de materiais duráveis. Na PROTESTE,
trocamos os copos descartáveis por canecas de alumínio, evitando o uso de 12,4 mil copos plásticos/mês.
• Troque as sacolas plásticas por sacolas de algodão ou caixas retornáveis para as compras maiores.

Fonte: ‘Ponto Com’

Nenhum comentário:

Postar um comentário