sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Efeito estufa: Terra retém por segundo energia equivalente a 10 bombas atômicas

A concentração de gases de efeito estufa na atmosfera está alterando o equilíbrio dinâmico do planeta. A energia do sol que chega à Terra tem de ir embora, mas não é bem isso o que está acontecendo. “A elevada concentração de gases estufa como óxido nitroso, metano e CO2 está levando o planeta a reter 1,6 watt de energia por metro quadrado. Quando você olha para esse número, parece pouco, mas quando multiplicado pela área do planeta (510,3 milhões km2), verifica que a ordem de energia retida por segundo equivale à explosão dez bombas atômicas do porte da lançada em Hiroshima em 1945”, explica o explica o pesquisador Enéas Salati, presidente da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

As informações foram dadas pelo pesquisador durante seminário promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP sobre Forças de Transformação do Equilíbrio Dinâmico dos Ecossistemas Amazônicos e seu Papel Climático. Segundo Salati, cerca de 80% da energia solar que entra no planeta é retida pelos oceanos. “Ela é usada, por exemplo, para promover a evaporação. São necessários 500 gramas de calorias para a evaporação de cada grama de água”, explica.

Mais vapor de água implica aumento da umidade absoluta do ar. Quando esse vapor condensa para formar nuvens, há liberação de energia, o que leva atmosfera a ficar mais dinâmica, explica o especialista. “Com isso, a tendência é da se verificar fenômenos extremos mais freqüentes, como ventos e furacões mais intensos”, diz Salati.
Fonte: Sociedade Sustentável Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário