segunda-feira, 5 de julho de 2010

Exposição Internacional Einstein será aberta ao público na quarta-feira (07)

A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.
O Espírito Santo receberá, a partir desta quarta-feira (07), a Exposição Internacional Einstein, que ficará no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 03 de outubro. Os interessados em conhecer a trajetória de um dos maiores gênios do século XX poderão visitar a exposição das 8 às 18 horas, de terça a sexta-feira, e das 10 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

A exposição vai contar com diversas seções interativas, obras de arte realizadas por diversos artistas brasileiros sobre o cientista, além de objetos pessoais de Einstein, como cartas, boletim escolar e peças de vestuário usadas por ele em sua visita ao Brasil, em 1925. Também serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais.

Na assinatura do contrato da Exposição, realizada no último dia 18, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, lembrou que essas iniciativas motivam bastante os alunos. "Nós vemos nas escolas a repercussão das exposições, como, por exemplo, a de Darwin e a de Michelangelo. Diante de uma oportunidade como essa, nossos alunos e professores não só visitam a exposição, mas também produzem sobre o tema. Nessa específica, a Ciência será o elemento motivador. Precisamos desmistificar a Ciência para os nossos estudantes e exposições como a de Einstein nos ajudam nesse processo."

Para o presidente do Instituto Sangari, Ben Sangari, a exposição contribui para desenvolver as competências necessárias para o século XXI. "O conhecimento científico deve ser o centro do nosso plano educacional no século atual. Quando inserimos a ciência na vida de nossos jovens de uma forma interessante, os motivamos a desenvolver capacidades que serão essenciais para esse século, como a competência analítica e o senso crítico", ressaltou o presidente.

Segundo o consultor científico da exposição, professor Alfredo Tolmasquim, quem for conferir de perto a exposição vai conhecer, além dos feitos científicos, um pouco da vida de Albert Einstein. "A exposição destaca um Einstein, sobretudo, humano. Um cientista que soube compreender a dimensão social da Ciência. Einstein não se preocupava só com a Ciência, mas com questões como o pacifismo e a política. Ele soube sair de seu gabinete", salientou o consultor.

A expectativa da organização é receber no Espírito Santo um público de 90 mil pessoas. A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Pesquisa

Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. Conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século", e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Em 2005 celebrou-se o Ano Internacional da Física, em comemoração aos cem anos do chamado "Annus Mirabilis" (ano miraculoso) de Einstein, em que este publicou quatro dos mais fundamentais artigos cientifícos da física do século XX. Em sua honra, foi atribuído o seu nome a uma unidade usada na fotoquímica, o einstein, bem como a um elemento químico, o einstênio.

Serviço:
Exposição Internacional Einstein, de 07 de julho a 03 de outubro no Palácio Anchieta, que fica localizado na Cidade Alta, em Vitória. Os horários de funcionamento são: de 8 às 18 horas de terça a sexta-feira, e das 10 às 18 horas, aos sábados, domingos e feriados.
Fonte: ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário