segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Recanto dos Querubins

Todos os dias chegamos ao CEI, percebemos os rostinhos de cada criança e logo um coro se inicia gritando o nome da professora que chega e mil abraços a cercam, num ato de amor demonstrado com sinceridade e afeto. São essas pequenas atitudes que encorajam a todos os profissionais a persistirem num sonho de vida, num sonho de educação iniciado em 1999 no bairro Jardim Sofia em Joinville – S.C.

A implantação do Centro de Educação Infantil Recanto dos Querubins ocorreu para suprir a carência de educação infantil neste bairro e assim deu-se início a uma história de lutas, de conquistas, de parcerias, de amor e de muito trabalho em prol das crianças e adolescentes.

Diferente da visão que se tem do Sul do país, em que se pensa que não há dificuldades em relação à educação, sabe-se que atualmente milhares de crianças com idade entre 0 e 6 anos encontram-se fora das instituições de educação infantil por falta de vagas, implicando na não garantia de seus direitos e de suas famílias que precisam desempenhar funções no mercado de trabalho para que possam proporcionar uma vida mais confortável a seus filhos, como é a situação da maioria das famílias brasileiras.

“Falar do CEI Recanto dos Querubins para mim, é falar da minha própria história. A gente ta aí no mercado de trabalho, construindo caminhos para realizar os sonhos e nesta contra partida tem os filhos. E aonde deixar? Na época que eu tive o primeiro filho eu não parei de trabalhar, não parei de estudar. Tive o segundo filho, agora tenho a terceira filha e o CEI Querubins participou de tudo isso. Ajudou, contribui para que eu pudesse trabalhar tranquila, sabendo que eles estavam num local seguro, sendo assistidos, além da assistência, com educação, com recreação, sendo atendidos em todos os aspectos” (Relato de Sandra - Mãe da Giovana – 5 anos)
Ao longo de 11 anos de atividade, o CEI vinculou-se à comunidade, não só do bairro Jardim Sofia, mas também do bairro Jardim Paraíso com a implantação da segunda unidade neste bairro, motivada pelo grande número de famílias que procuravam por vagas no bairro Jardim Sofia por causa da pouca oferta no seu bairro.

Além disso, no bairro Jardim Sofia inexiste atividades de cunho social, educacional, esportivo e cultural destinado para o contra turno escolar, favorecendo a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Já no bairro Jardim Paraíso, também atendido pelo CEI Recanto dos Querubins, este atendimento existe, porém é escasso a demanda populacional.

Pensando na garantia do direito das crianças e adolescente, constituído em Lei, o CEI Recanto dos Querubins desempenha suas atividades tendo como missão: oferecer Educação Infantil à crianças de 1 a 5 anos através das propostas pedagógicas baseadas nas necessidades e curiosidades das crianças, indissociando o cuidar e o educar e complementando a ação da família; e os projetos sociais visam proporcionar, às crianças e adolescentes atendidos, condições para inserção social, cultural, esportiva e comunitária contribuindo para sua autonomia.

Garante-se às crianças acompanhamento pedagógico, horário flexível à necessidade das famílias, alimentação balanceada, repouso e atividades extracurriculares como: recreação infantil e contação de histórias. A ação prioritária é a valorização das crianças nas práticas cotidianas, através da proposta baseada na pedagogia de projetos. Valoriza-se as múltiplas linguagens infantis, estimulando as habilidades de cada criança a partir das atividades desenvolvidas, que priorizam a liberdade de expressão e o estímulo à curiosidade, disponibilizando as crianças os espaços necessários para realizarem os seus questionamentos.

O principal resultado é o desenvolvimento das potencialidades e o envolvimento das crianças através do aprender brincando em um contexto sócio–educativo-cultural diferenciado, que estimula as habilidades individuais e coletivas a partir de situações formais e informais, como o agrupamento das crianças por faixa etária diferentes em determinadas situações, a troca e organização de espaços adequados a cada linguagem explorada com a criança, ou mesmo para que a criança deixe transparecer os saberes intrínsecos nela, favorecendo a inserção em realidades que normalmente escapam às práticas tradicionais, valorizando, transmitindo e construindo cultura na infância.

“O meu filho, depois que ele começou a vir para o CEI, ele se desenvolveu bastante e o que ele aprende aqui, ele chega em casa e quer fazer também, quer falar, quer ensinar. Então para mim é muito importante o Querubins, ele me acolheu, acolheu o meu filho aqui está tendo um desenvolvimento muito bom e então estou muito feliz com o Querubins” (Relato de Zélia – Mãe do Carlos Eduardo – 3 anos)
Mas para que haja sucesso nesta proposta é necessário um investimento financeiro que nem sempre é possível suprir devido à condições financeiras precária das famílias, principalmente no bairro Jardim Paraíso, onde grande parte da população reside em área de invasão por não ter possibilidade de adquirir um imóvel de acordo com a legalidade. A contribuição das famílias é imprescindível para o bom funcionamento das atividades da instituição, pois as parcerias estabelecidas até o momento não suprem todas as despesas.

Hoje, com duas unidades, o CEI Recanto dos Querubins ainda passa por dificuldades financeiras, isso porque mesmo com todas as parcerias estabelecidas é necessário outras que possam suprir os investimentos destinados às crianças.

Pensando nisso, em 2010 foi criado a central de captação de recursos da instituição, que visa a elaboração de projetos destinados a instituições e financiadores preocupados com o desenvolvimento da educação e cidadania. Além disso, este setor é responsável em captar recursos para a implantação de projetos para crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos, com os quais busca atender nas áreas: esportiva, ambiental e cultural.


Atualmente, estão em andamento os projetos: “Escolinha de Basquete” em parceria com a Brascola e a Escola de Educação Básica Senador Rodrigo Lobo que atende 100 crianças entre 7 e 16 anos com atividades esportivas. O projeto “Jornada Cultural – Aulas de Música” aprovado pelo Fundo da Infância e Adolescência e aguardo o recurso, e o “Projeto Cultivando sementes, aprendendo a preservar a vida – Educação Social e Ambiental” aprovado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, já em andamento e engajado as 160 crianças da educação infantil e comunidade em geral. Os principais resultados esperados são: o desenvolvimento de atividades sócio-educativas que possibilitem a diminuição da vulnerabilidade social, promovendo momentos estimulantes com aulas que ampliem a cultura dos atendidos e a manifestação de suas habilidades que serão refletidas posteriormente em suas vidas.

“Não é só a Educação Infantil, o CEI Querubins proporcionou para o bairro outras oportunidades” (Relato de Sandra - Mãe da Giovana – 5 anos)
As parcerias estabelecidas e que atualmente destinam-se para a manutenção da Educação Infantil não apresentam período de validade, sendo principais parceiros: Prefeitura Municipal de Joinville; Colégio Cenecista José Elias Moreira; Vama Industrial LTDA e Plastmix Moldes e Matrizes LTDA, Calçados Apollo; Sesc Joinville, Fundema com o financiamento do projeto “Cultivando sementes aprendendo a preservar a vida” e o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) com o financiamento do projeto “Jornada Cultural”. Além disso, temos parceria com a Brascola para a realização do projeto “Escolinha de Basquete”.

“Há algum tempo atrás eu conheci a Alessandra, Marta e essas pessoas que fazem o Recanto dos Querubins e foi muito importante porque nós temos uma visão de que a solidariedade foi esquecida pelos homens. E essas pessoas que a gente conheceu, elas tem exatamente uma visão muito próxima do que a gente acha que deva ser o trabalho de nós que queremos mudar um pouquinho, transformar um pouquinho a nossa sociedade” (Relato de Alberto Bial – Técnico do time de Basquete Joinville e apoiador do projeto).

As atividades iniciaram contando apenas com voluntários e parceiros da comunidade, ao longo do tempo, com o crescimento e aprimoramento das atividades é que algumas atribuições profissionais foram surgindo.

Sendo uma necessidade social que atua numa área de extrema importância: a “Educação”, e tendo compromisso com os atendidos, a Instituição buscou em empresas locais e órgãos públicos a garantia de recursos financeiros para manutenção e melhoria dos serviços, e a contrapartida no pagamento das despesas conta com a contribuição das famílias, conforme renda per capita e também a realização de eventos para arrecadar recursos.

A relação da Instituição com a comunidade é aberta. As famílias, dentro das suas possibilidades, auxiliam voluntariamente na manutenção da instituição prestando serviços de acordo com suas aptidões, também participam ativamente dos eventos promovidos pelo CEI em que realizam atividades com seus filhos e todo o corpo docente da instituição.

Além de abrir espaço para as famílias, a Instituição disponibiliza o espaço para pessoas que necessitam cumprir penas alternativas, estas são encaminhadas pelo Ministério da Justiça após apresentarem perfil adequado para prestarem serviços na instituição.

Constantemente a instituição promove vivências com as famílias, reuniões de pais e reuniões individuais para constatar o que pode ser aperfeiçoado e melhorado no CEI, pois os mais interessados no funcionamento adequado da instituição são os pais que privam pelo bem estar de seus filhos.

Além das atividades com as famílias é realizado a cada 2 meses uma parada pedagógica em que os professores e funcionários da instituição se dedicam para se aperfeiçoar e opinar sobre melhoramentos possíveis para o bom funcionamento do trabalho.

Para 2010 a meta da instituição é implantar o projeto espaços temáticos em que serão organizados os espaços: biblioteca, brinquedoteca, ateliê de artes e ciências, recreação infantil e parques infantis, os materiais para essa implantação já foram aprovados pela Central do Dízimo – PROVIDA e será destinado a unidade Jardim Sofia, já para a unidade Jardim Paraíso as propostas já foram encaminhadas e estão aguardando aprovação.

Para 2011 nossa meta é implantar o projeto Jornada Ampliada – Plantando sonhos, desabrochando esperanças e construindo o futuro, que visará contribuir para o desenvolvimento integral de 150 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, oferecendo um espaço com atividades educacionais, esportivas e culturais no período de contra turno escolar e noturno.

“A gente só pode ser feliz e estar um pouco mais confortável, quando nós tentamos ajudar os outros. E o Recanto dos Querubins ele é muito próximo do que a gente quer. E sem essa ajuda de um pelos outros, uns aos outros, a gente vai continuar estagnado e retrocedendo, e acabando com essa maravilha que é a nossa vida” (Relato de Alberto Bial – Técnico do time de Basquete Joinville e apoiador do projeto).

Por isso, buscamos ajuda e financiadores que se engajem a este ideal, que educa e proporciona dignidade aos atendidos. Este é um projeto de vida que envolve muitas vidas em busca de educação de qualidade, respeito a individualidade, trocas de experiências, amor e afeto, pois somos uma família e pensamos sempre no bem estar de todos. Para isso, contamos com muitas parcerias e todos podem fazer parte desta história, contribuindo para a manutenção e permanência das atividades da instituição.

Para saber mais acesse:
http://cei-recantodosquerubins.blogspot.com/
Fonte: Projeto Generosidade

Um comentário:

  1. Oi, Adorei essa Reportagem!!
    Acho muito importante esse trabalho voluntário desenvolvido para uma comunidade carente!
    Sou professora e sei a importancia desse auxilio às comunidades.
    Gostaria de saber mais sobre essa instituição e tbm sobre a sua parceria com ela, pois tenho muito interesse em ajudar também.
    Parabéns pelo belo trabalho!!
    aguardo um retorno
    meu e-mail: pamibaruffi@gmail.com
    Att,
    Pamella Baruffi

    ResponderExcluir